Mito ou verdade: cabelo loiro sofre mais no verão?

cabelo loiro no verão

Toda loira sabe que manter a cor dos fios em dia é um grande desafio. Sejam tingidos ou naturais, o cabelo loiro precisa receber cuidados diários para não perder a saúde e o brilho que garantem sua beleza. Será que o cabelo loiro sofre mais no verão? 

Os fios ressecados e amarelados são um problema comum da estação. A exposição mais frequente ao sol, à água salgada e ao cloro da piscina deixa o cabelo mais sensível e propenso a perder água e nutrientes, além de desbotar mais rápido.

Por isso, tomar alguns cuidados específicos para cabelo loiro fazem toda a diferença  para preservar a saúde da fibra de dentro para fora. Veja como cuidar dos fios nos dias mais quentes do ano.

Cabelo loiro sofre mais no verão?

Querendo ou não, o verão pode sim se tornar um grande vilão dos fios mais claros. Com dias mais ensolarados, o cabelo recebe diretamente os raios solares, fazendo com que perca água mais facilmente e desenvolva uma aparência opaca e sem vida. Ele fica ressecado e amarelado se não receber os cuidados necessários. 

Além disso, devido a fatores externos como mar e piscina, os cabelos tingidos de loiro podem desbotar a cor ou ganhar a coloração esverdeada da qual as loiras tanto fogem. O cloro presente na água das piscinas pode danificar ainda mais os fios, os deixando ressecados e opacos. A indicação dos nossos experts sempre é não mergulhar o cabelo na água! Mas se você acabou molhando, com os cuidados certos é possível proteger os fios e reverter essa situação para curtir o verão sem medo de ser feliz.

Como cuidar do cabelo loiro no verão?

Vamos proteger esses fios? O cabelo loiro sofre mais no verão, mas com algumas dicas é possível deixar os fios saudáveis e bonitos. 

HIDRATAÇÃO:

Quem faz luzes ou descoloração há muito tempo sabe que a hidratação é indispensável e isso se mantém no verão. Você pode apostar em produtos próprios para o uso na estação, pois eles tem as fórmulas especiais para recuperar a saúde, o brilho e a maciez da raiz às pontas.

PÓS-BANHO:

Aposte em finalizadores e leave-ins com protetor solar sempre que for expor o cabelo ao sol, seja na praia ou durante um passeio. Além de deixar os fios hidratados, os protegem da ação dos raios ultravioleta. Sempre que for à praia e à piscina, evite ficar entrando na água para molhar o cabelo. Caso mergulhe, reaplique o protetor solar para cabelo loiro, reforçando a barreira de proteção contra os raios solares.

EVITANDO A OLEOSIDADE DOS FIOS:

Apesar dos fios ficarem naturalmente mais oleosos no verão, devido ao suor excessivo do couro cabeludo, resista à vontade de lavar o cabelo todos os dias ou com uma frequência elevada. O shampoo pode deixar os fios ressecados e retirar, além da oleosidade em excesso, a oleosidade natural que garante o brilho e a saúde dos fios.

Uma boa dica é investir no condicionador, que será responsável por blindar os fios durante a  lavagem. Uma boa maneira de finalizar a lavagem do cabelo é usando uma boa máscara para cabelos loiros para hidratar e nutrir os fios loiros.

ACABE COM O FRIZZ:

Uma das principais características do cabelo loiro com luzes ou descoloração é que ele se torna mais ressecado e suscetível à perda de nutrientes por conta da química do clareamento. Por isso o cabelo loiro sofre mais no verão, pois o quadro se agrava com o excesso de água salgada, cloro e exposição ao sol. Por isso, é preciso apostar em um tratamento de nutrição capilar que reponha os lipídios para fortalecer a camada de oleosidade natural que protege o fio.

Além de criar uma barreira contra a umidade típica do verão e o ressecamento, fatores que podem desencadear a formação de frizz, a nutrição capilar também contribui para dar um toque sedoso e maleável ao cabelo loiro, facilitando o desembaraço e reduzindo os nós. Recomendamos o cronograma capilar feito no salão juntamente com o cuidado com produtos em casa.

PONTAS DUPLAS:

Com o aumento das temperaturas, o cabelo loiro sofre mais no verão com outros danos que não afetam somente a superfície da fibra, principalmente se ele já estiver danificado antes da exposição ao sol. Os raios ultravioleta também podem comprometer a estrutura interna dos fios descoloridos, o que, a longo prazo, pode ocasionar problemas mais graves como enfraquecimento, surgimento de pontas duplas e quebra.

Por isso, as máscaras de reconstrução capilar são ótimas para cuidar do cabelo loiro no verão, já que têm fórmulas ricas em proteínas que reforçam a estrutura do fio e preenchem as áreas mais sensibilizadas com matéria capilar. O resultado são fios mais fortes, resistentes e com maior capacidade de reter nutrientes e tratamentos. 

LOIRO AMARELADO:

Além de intercalar os três tratamentos tradicionais do cronograma capilar, o cabelo loiro também precisa de um quarto ritual para garantir proteção completa: neutralização. A ação dos raios UV combinada com água salgada e cloro não só afeta a saúde da fibra como também desgasta os pigmentos da coloração, fazendo com que a cor desbote mais rápido e se transforme em um loiro amarelado. 

Por causa disso, é importante investir produtos que ajudam a combater e corrigir essa oxidação, ricos em pigmentos violeta que neutralizam os tons indesejados e preservam a uniformidade do loiro por mais tempo. Assim, você preserva não só a cor como o brilho luminoso do loiro.

Agora você já entendeu que o cabelo loiro sofre mais no verão!

cabelo loiro no verão

O loiro e suas variações de tons são o estilo favorito para a estação mais quente do ano. No entanto, se você quer manter o aspecto luminoso, saudável e macio, precisa seguir todas as nossas dicas de cuidados especiais para o loiro no verão.

Então combine os cuidados profissionais feitos aqui no salão, com os produtos indicados pelo expert que cuida do seu cabelo. Assim você pode curtir os dias quentes sem medo de ser feliz!

Últimos Posts

Serviços Trois

Categorias