Como montar um cronograma capilar?

cronograma-capilar

Muita coisa na sua rotina pode comprometer a saúde do seu cabelo. O uso frequente do secador, modelador de cachos ou prancha, químicas recorrentes e até mesmo fatores relacionados ao meio ambiente, como poluição, muito sol, vento ou água do mar, deixam os fios prejudicados. O cronograma capilar é a melhor solução para prevenir ou reverter esses danos. Mas você sabe como montar um cronograma capilar?

Cronograma capilar é uma rotina de tratamentos que funciona como um calendário, sendo indicada para todos os tipos de cabelo. O principal objetivo desse protocolo é promover a saúde dos fios. Você pode fazer o tratamento em casa ou no salão de beleza, sendo esta segunda opção mais indicada. Afinal, o acompanhamento do expert e o uso de produtos profissionais promovem resultados perfeitos para recuperar o cabelo. 

No cronograma capilar geralmente acontecem três tipos de procedimentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada um desses procedimentos tem uma função específica e vamos falar com detalhes a seguir.

Entenda o que é um cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados capilares que possui etapas essenciais para manter os fios sempre saudáveis. Isso porque cada uma delas promove um cuidado específico e, juntas, dão aos fios todo o cuidado que eles precisam.

Todos os tipos de fios podem se beneficiar do cronograma de tratamentos – o que muda é a alternância entre os tipos de máscaras usadas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Enquanto fios ressecados precisam de um cronograma capilar com mais hidratações e nutrições, quem tem cabelos que passaram por um processo de descoloração, por exemplo, deve focar em tratamentos reconstrutores, uma vez que o procedimento faz com que os fios percam de massa capilar.

Como saber quais tratamentos seu cabelo precisa?

Antes de entender como montar um cronograma capilar, é preciso entender primeiro qual é a maior necessidade dos seus fios. O ideal é fazer o teste de mechas com um profissional do salão de beleza, mas você também pode experimentar um teste de porosidade simples em casa. 

Pegue um copo transparente e encha-o com água filtrada. Depois, passe a mão no cabelo para sair algum fio que está solto. Pegue-o e coloque-o dentro do copo com água. 

  • Se o fio ficar na superfície:

O fio boiando na superfície do copo quer dizer que ele precisa de hidratação. Portanto, você precisa intensificar o uso de máscaras de hidratação durante o cronograma.

  • Se o fio ficar no meio do copo:

Isso significa que o seu cabelo está com média porosidade: ele está hidratado, mas precisa de mais nutrição. Procure usar cremes e máscaras com óleos nas suas fórmulas, que são fundamentais na hora de nutrir as fibras.

  • Se o fio ficar no fundo:

Se o fio se afundou totalmente, o seu cabelo está com alta porosidade, ou seja, ele necessita de reconstrução. Suas cutículas (parte externa do fio) estão abertas e danificadas, mas o uso de máscaras potentes pode ajudar a recuperá-las. Nesse caso, é importante lembrar que o ideal é fazer a reconstrução a cada 15 ou 30 dias, e sempre depois da hidratação e nutrição.

Como montar um cronograma capilar

Como falamos antes, normalmente o cronograma capilar é composto de três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A primeira etapa tem o objetivo de devolver a água perdida dos fios; enquanto a segunda repõe os lipídeos. Já a terceira é ideal para a reposição da massa capilar. 

Os ativos mais usados em cada uma são:

  • Hidratação: d-pantenol, babosa (também conhecida como aloe vera), glicerina e vitaminas.
  • Nutrição: óleo de coco, óleo de argan, manteiga de karité e manteiga de murumuru.
  • Reconstrução: queratina, arginina, creatina, cisteína e aminoácidos.

Depois do teste caseiro:

Precisa de mais hidratação? Siga esse cronograma:

Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 2: hidratação, hidratação e nutrição

Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

Precisa de mais nutrição? Siga esse cronograma:

Semana 1: nutrição, hidratação e nutrição

Semana 2: nutrição, nutrição e hidratação

Semana 3: nutrição, hidratação e nutrição

Semana 4: nutrição, hidratação e reconstrução

Precisa de reconstrução? Siga esse cronograma:

Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 2: hidratação, nutrição e reconstrução

Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

O cronograma capilar ideal está no salão de beleza

Para um tratamento efetivo e com resultados ideais, aconselhamos que você faça o acompanhamento diretamente com o profissional do salão de beleza. Ele conhece como ninguém a necessidade de cada cabelo e consegue montar um protocolo personalizado para cada caso.

Aqui no Trois Beauté vamos muito além das três etapas básicas que explicamos anteriormente. Seu cronograma capilar pode ser composto pelos seguintes tratamentos, a depender da necessidade do fio:

1- DETOX

Promove uma limpeza mais profunda dos fios e couro cabeludo, eliminando as impurezas que se acumulam no dia a dia – como poluição, oleosidade e mesmo o excesso de produtos capilares. Além de limpar, a desintoxicação estimula a oxigenação e a circulação no couro cabeludo.

2- REPOSIÇÃO LIPÍDICA

Os lipídios fazem parte dos fios, presentes tanto em suas camadas mais internas, quanto nas mais externas. Eles mantêm a coesão entre as estruturas, favorecendo a capacidade de retenção hídrica dos fios. A reposição lipídica serve para devolver o brilho, sedosidade e maleabilidade do cabelo.

3- REPOSIÇÃO HÍDRICA

Repõe a água, que é sempre necessária independente do tipo de cabelo, já que os fios perdem “água” o tempo todo. Quando há essa perda hídrica e não ocorre uma reposição de água, o cabelo fica áspero, ressecado, opaco, com frizz e sem vida.

4- REPOSIÇÃO PROTÉICA

Devolve a massa capilar, ao repor aminoácidos e proteínas perdidas. Esses elementos protegem a estrutura capilar e desempenham um papel fundamental na formação do folículo do cabelo e, portanto, no ciclo de crescimento capilar. 

5- RECONSTRUÇÃO CAPILAR

Devolve as propriedades naturais do cabelo, reestruturando a fibra capilar e reparando fissuras causadas por processos químicos. Dessa forma, os fios ficam fortalecidos e respondem aos procedimentos de saúde capilar, como nutrição e hidratação.

6- NUTRIÇÃO

Além de repor os nutrientes essenciais, a nutrição capilar pode ajudar a equilibrar a oleosidade dos fios. Tudo isso contribui para dar força, beleza e brilho ao cabelo

Pronta para começar seu cronograma capilar?

Como montar um cronograma capilar

Agora que você sabe como montar um cronograma capilar, conte com a ajuda dos nossos profisionais.

Aqui no Trois você encontra os maiores experts em saúde capilar, assim como os melhores tratamentos profissionais do mercado. Tudo é planejado e executado de forma personalizada para cada cliente, com objetivo de trazer a saúde plena dos fios e devolver a vida aos cabelos.
Agora que você já entendeu a importância do cronograma capilar, entre em contato com nossas atendentes para agendar sua avaliação e descobrir qual o procedimento mais indicado para você!

Últimos Posts

Serviços Trois

Categorias