Afinal, qual a diferença entre cosméticos e dermocosméticos?

diferença entre cosméticos e dermocosméticos

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre um determinado produto ser cosmético e que bom mesmo seria comprar um dermocosmético para ter mais eficácia no resultado que está buscando. Muita gente fica confusa com essas nomenclaturas ou acha que tudo é a mesma coisa. Você sabe qual é a diferença entre cosméticos e dermocosméticos? 

Cada um deles tem suas próprias funcionalidades e vantagens, por isso é preciso saber quais situações são mais apropriadas para o uso de cada tipo de produto. Vamos descomplicar esse assunto para você, então continue lendo e entenda melhor!

O que são dermocosméticos?

dermocosméticos

Os dermocosméticos, também conhecidos como cosmocêuticos, são produtos que trazem ativos farmacológicos em sua composição, tendo foco na beleza e também na saúde da pele. Devido a essas substâncias presentes na formulação dos dermocosméticos, eles podem ser usados em diferentes tratamentos dermatológicos, como por exemplo, redução de rugas, manchas e flacidez.

Eles são formulados a partir de princípios ativos com maior proximidade ao conhecimento dos dermatologistas e que se propõe a ter subsídios científicos para comprovação da eficácia. Esses ativos são farmacológicos: substâncias com propriedades medicinais, que agem nas partes mais profundas da pele, produzindo melhorias de dentro para fora.

A classe de produtos dermocosméticos está registrada como grau 2 na Anvisa, o que significa que eles passam por testes e pesquisas que comprovam cientificamente o feito e segurança de suas formulações. Em geral, as empresas publicam estudos sobre os produtos, os apresentam em conferências médicas ou até depositam patentes para proteger a tecnologia desenvolvida. Então há um alto investimento em pesquisa, ingredientes e tecnologia dos dermocosméticos. Podemos dizer que é um produto trabalhado para a classe médica, mas que não é um medicamento e sua eficácia se propõe a ser alta.

Outra característica dos dermocosméticos é que eles não possuem corantes, perfumes nem conservantes em sua composição, por isso têm pouquíssimo risco de causar alergias e irritações na pele. Ou seja, são formulados a serem hipoalergênicos, não obstruem os poros e alguns até são produzidos com água termal (que tem o poder de hidratar e acalmar a pele).

O que são cosméticos?

diferença entre cosméticos e dermocosméticos

Os cosméticos possuem ação complementar à dos dermocosméticos, agindo nas primeiras camadas pele (mais superficial) e provocando mudanças imediatas, mas apenas momentâneas. Por exemplo, se você possui olheiras e manchas no rosto, utilizar uma base e um corretivo pode garantir uma aparência muito mais uniforme, no entanto, ao retirar os produtos, as marcas ainda estarão lá. Ou seja, enquanto um cosmético vai ajudar a cobrir uma mancha ou disfarçar uma acne, o dermocosmético vai atuar no tratamento do problema. A diferença principal, portanto, não é que um é melhor que o outro, e sim que as suas funções e propósitos são diferentes.

Desta forma, enquanto os dermocosméticos tratam a fim de reduzir ou eliminar o problema a longo prazo, os cosméticos possuem uma ação imediata, mas efêmera, alterando a aparência apenas pelo período em que estão aplicados sobre a pele. Além disso, os componentes presentes na formulação de um cosmético não necessitam de comprovação científica, mas isso não significa que ele não seja testado.

O que acontece é que algumas empresas optam em não se posicionar no conceito de “dermocosmético”, mas elas realizam pesquisas, testam a segurança e a eficácia com protocolos científicos e comprovam todos os benefícios oferecidos ao consumidor. Os cosméticos devem passar por testes de seguranças e serem notificados e registrados na Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Diferença entre cosméticos e dermocosméticos: qual dos dois escolher?

cuidados com a pele

Quando falamos sobre a diferença entre cosméticos e dermocosméticos, você não precisa optar por apenas um tipo de produto, pois cada um deles pode ser utilizado em situações diferentes. Se você deseja um efeito imediato para um evento especial, por exemplo, pode optar pelos cosméticos, mas sem esquecer que os dermocosméticos são essenciais para tratar o problema a longo prazo.

O segredo é aliar o uso de cosméticos e dermocosméticos, tirando vantagem dos benefícios dos dois tipos de produto para sua pele. Alguns produtos, inclusive, podem ser aplicados sobre a maquiagem, como a água termal, que promove hidratação imediata e duradoura. Importante relembrar que mesmo com o uso de cosméticos diariamente, alguns cuidados são essenciais como a proteção solar, a hidratação e a higienização da pele. Então não dispense o uso de dermocosméticos para manter sua pele bonita e saudável sempre.

Por fim, antes de ir correndo para a farmácia para comprar novos produtos, consulte seu dermatologista. Com a ampla gama de opções no mercado, ele vai saber indicar qual é mais apropriado para seu tipo de pele e para sua necessidade. Essa é a opção mais correta e saudável para cuidar da sua pele da melhor forma possível.

Últimos Posts

Serviços Trois

Categorias