Como cuidar da pele: 5 ingredientes para evitar usar

Como cuidar da pele: 5 ingredientes para evitar usar

Quando se trata de cuidados com a pele, fique atenta ao rótulo dos produtos.

Muita gente já passou pela situação de aplicar diversos produtos na pele, ter uma rotina de skincare bem elaborada e ainda assim não ver nenhuma mudança ou melhora significativa. Ou pior, até perceber uma piora na qualidade e nos problemas de sua cútis. Isso pode estar acontecendo por duas razões: ou você está aplicando os produtos errados para o seu tipo de pele ou os ingredientes presentes nos produtos, mesmo os que são específicos para suas necessidades, estão te prejudicando mais do que te beneficiando. Como cuidar da pele pode ser um pouco trabalhoso, mas não precisa ser complexo.

Ler rótulos de produtos de beleza não é algo que temos muito costume de fazer. E com tantos produtos no mercado e tantos ingredientes novos, pode ser difícil saber o que evitar.

Mas e você sabe o que procurar ou o que evitar, a tarefa de como cuidar da pele fica muito mais fácil e direta. Por isso vamos te mostrar quais os ingredientes que você deve evitar na sua rotina de skincare.

Como cuidar da pele sem cheiros fortes

Como cuidar da pele sem cheiros fortes

Antes de partirmos para os ingredientes que você deve evitar, é importante saber que produtos dermocosméticos e cosméticos são melhores se não têm fragrância. O único benefício de usar um produto que contém fragrância é que ele cheira bem. Muitas fragrâncias – mesmo as naturais – são irritantes da pele que podem causar e piorar a sensibilidade. A fragrância é um dos maiores irritantes para a pele, muitas vezes causando reações alérgicas, sensibilidade e levando a problemas de pele mais graves, como eczema e dermatite. A fragrância artificial também pode causar fotossensibilidade, o que pode levar à hiperpigmentação.

Você não deve usar produtos cheirosos se quer saber como cuidar da pele do melhor jeito. As fragrâncias são só adicionadas para deixar o produto com cheiro bom, apenas. Não há magia na fragrância e certamente nenhum benefício para a pele. Aqueles cheirinhos que todas amamos não fazem nada pela pele além de aumentar a carga tóxica. É sempre melhor evitar, se possível.

Agora confira 5 ingredientes a serem evitados para saber como cuidar da pele.

como cuidar da pele sem Parabenos

1. Parabenos

Onde normalmente são encontrados: cremes faciais e corporais, shampoos, condicionadores, cremes depilatórios e produtos fixadores para cabelo.

Qual sua função: os parabenos são responsáveis por conservar o produto, ou seja, aumentar sua vida útil e fazê-lo durar muito mais do que deveria, eliminando bactérias e fungos que podem surgir em sua composição. 

Como identificá-los: os parabenos podem ser identificados nos rótulos dos produtos por meio de prefixos como metil, propil, butil, etil e isobutil e com o sufixo paraben.

Por quê evitar: quanto menos parabenos, melhor é saber como cuidar da pele. Essas substâncias podem causar reações alérgicas em peles mais sensíveis como vermelhidão, coceira e até mesmo danos ao sistema hormonal. Apesar de normalmente serem encontrados em baixa quantidade nos produtos que usamos, eles se acumulam no corpo podendo afetar diretamente o sistema hormonal e sendo, na pior das hipóteses, cancerígenos. Há evidências de que eles mexem com os níveis hormonais. Um estudo citou uma diminuição no comprimento do ciclo menstrual em mulheres com níveis aumentados de parabenos na urina.

evite Sulfatos

2. Sulfatos

Onde normalmente são encontrados: sabonetes, cleansers, shampoos, condicionadores e gel de limpeza. 

Qual sua função: os sulfatos são agentes de limpeza ou detergentes responsáveis por produzirem a espuma dos produtos. O lauril sulfato de sódio (SLS) e o sulfato de sódio laureth (SLES) são surfactantes frequentemente usados em limpadores para criar espuma e dar uma limpeza profunda.

Por quê evitar: o principal motivo para evitar o sulfato na hora de como cuidar da pele, é por conta de sua agressividade. Eles podem tirar a oleosidade natural da pele, causando ressecamento, irritação, reações alérgicas e até acne. A natureza agressiva desses produtos químicos pode, na verdade, enfraquecer a capacidade da pele de fazer seu trabalho. E apesar de limpar profundamente a cútis, o ingrediente enfraquece a camada natural de proteção, permitindo que qualquer substância nociva seja absorvida mais facilmente pelo corpo.

os ingredientes Ftalatos são prejudiciais

3. Ftalatos

Onde normalmente são encontrados: estes produtos químicos são encontrados em fragrâncias, perfumes, loções corporais, esmaltes e spray fixadores para cabelo.

Qual sua função: os ftalatos e seus derivados são usados para dar flexibilidade. Ajudam os produtos a se espalharem mais facilmente na pele, no cabelo e nas unhas. 

Por quê evitar: fica até mais fácil saber como cuidar da pele sem esse ingrediente, pois ele não é mais tão comum em produtos de skincare. Os ftalatos são ruins o suficiente para abrirmos os olhos e evitarmos o contato das outras áreas do corpo com o ingrediente também, pois além de serem cancerígenos, são desreguladores endócrinos. Eles são facilmente absorvidos pela pele e imitam estrogênio no corpo, o que perturba os níveis e ciclos dos hormônios. Uma pesquisa, inclusive, os ligou ao câncer de mama.

Formaldeído pode afetar a pele

4. Formaldeído

Onde normalmente são encontrados: produtos para o cabelo.

Qual sua função: o formaldeído é usado normalmente para alisar os fios e apesar de ser aplicado na extensão do cabelo, o couro cabeludo sempre é afetado, assim como a pele do rosto. 

Por quê evitar: são extremamente cancerígenos.

cuidado com Derivados de petróleo

5. Como cuidar da pele sem derivados de petróleo

Onde normalmente são encontrados: cremes faciais e corporais, óleos de massagem e óleos para bebês.

Qual sua função: derivados de petróleo – incluindo óleo mineral, óleo de parafina e vaselina – costumam servir como emolientes, formando uma camada oleosa na parte superior da pele para reter a água com o objetivo de deixar a pele mais macia. 

Por quê evitar: apesar de darem a impressão de que a pele está mais macia e hidratada, os derivados de petróleo criam uma camada que cobre a pele, obstruindo os poros e impedindo que ela respire naturalmente. O que pode levar à acne e diversos outros problemas, como a diminuição da função da pele e o desenvolvimento celular, causando envelhecimento prematuro. 

Agora você sabe como cuidar da pele sem esses ingredientes

Agora você sabe como cuidar da pele sem esses ingredientes

Já aprendeu as 5 substâncias que você deve evitar na sua rotina de skincare né? Saber como cuidar da pele envolve investir em conhecimentos mais detalhados do que você coloca no seu rosto!

Procure produtos que contenham uma alta percentagem de ingredientes ativos naturais e evite produtos que contenham ingredientes sintéticos ou químicos. Se achar que a sua pele está a ficar irritada, tente trocar de produtos ou pare de usá-los completamente. 

Resumindo, tente evitar erros comuns de cuidados com a pele, como aplicar camadas nos seus produtos. Procure produtos que façam algumas coisas ao mesmo tempo – hidratar, irradiar, reduzir manchas, direcionar linhas finas e proteger a pele. Recomendamos sempre procurar uma dermatologista para saber exatamente do que seu rosto precisa.

Últimos Posts

Serviços Trois

Categorias