Matizador ou desamarelador? Entenda a diferença e qual usar

Matizador ou desamarelador? Entenda a diferença e qual usar

O matizador e o desamarelador possuem especificidades exclusivas, apesar de terem algumas características em comum. Saiba agora quais são essas diferenças!

O produto matizador ou desamarelador, apesar de terem em comum o objetivo de corrigir a cor do cabelo, são indicados para casos diferentes e agem cada um de uma maneira. No entanto, a coloração e a descoloração não são os únicos processos que alteram a cor do cabelo. 

Muitas vezes, essa mudança ocorre de forma espontânea, como no caso do desbotamento ou da oxidação do cabelo claro. Seja nos fios grisalhos e brancos ou no cabelo loiro, agentes externos como a poluição, o cloro da água, os raios de sol e até o desgaste natural do pigmento podem deixar um aspecto amarelado, alaranjado ou esverdeado.

Para reverter essas situações, a solução mais comum é usar um produto matizador ou desamarelador. Será que você sabe para que serve cada um deles? Reunimos tudo sobre cada tipo de tratamento para te ajudar a encontrar a melhor opção. Boa leitura!

Para que serve o shampoo desamarelador

Para que serve o shampoo desamarelador

Entre produto matizador ou desamarelador, o shampoo desamarelador é o mais usado. O aspecto amarelado é um dos principais dilemas enfrentados por quem tem cabelo loiro

Esses reflexos podem ser causados por diferentes fatores, mas geralmente estão associados a um processo natural de desbotamento da coloração somado à oxidação provocada pelo sol. Essa exposição aos raios solares torna o cabelo poroso e facilita a absorção de impurezas, o que altera a tonalidade dos fios. 

Os produtos de ação desamareladora são desenvolvidos justamente para corrigir essas nuances indesejadas e o segredo está na fórmula: o pigmento roxo anula o amarelo, então o resultado é uma cor neutra. 

Por esse motivo, o produto não é indicado para corrigir reflexos verdes ou alaranjados, por exemplo, porque o roxo não vai proporcionar o mesmo efeito e ainda pode agravar o quadro.

De uma forma geral, os shampoos roxos devem ser usados regularmente para oferecerem uma ação duradoura. Caso contrário, o efeito vai desbotar com o tempo. 

A frequência de uso exata varia de pessoa para pessoa porque depende da cor natural do cabelo, do tom de loiro ou branco que você quer manter e o nível de porosidade do cabelo. 

Para evitar que o cabelo fique manchado de roxo, é fundamental conversar com seu profissional de confiança e pedir que ele avalie as necessidades dos seus fios (se precisam de um matizador ou desamarelador). Geralmente, a periodicidade varia entre uma vez por semana e uma vez a cada 15 dias.

Entenda o que é o matizador

Entenda o que é o matizador

A matização também é um processo de correção de tom, porém oferece opções mais variadas. Entenda melhor as diferenças entre o produto matizador ou desamarelador.  

Enquanto o shampoo desamarelador só atua na neutralização de nuances amareladas, os produtos matizadores podem corrigir o cabelo loiro que ficou esverdeado durante o verão ou atenuar as nuances avermelhadas para conferir um acabamento mais frio aos fios, por exemplo. 

O processo costuma ser realizado com o uso de um tonalizante, que deposita cor artificial sem gerar desgaste à pigmentação natural e à fibra. Para a matização, a recomendação é sempre ir em um salão de beleza para contar com a ajuda de um profissional. 

O tonalizante tem ação imediata, o que significa que uma única aplicação geralmente é suficiente para chegar ao resultado desejado, e tem durabilidade de 60 dias aproximadamente. 

Matizador ou desamarelador: qual usar?

Matizador ou desamarelador: qual usar?

A resposta depende totalmente da necessidade e cor de cada cabelo. Para entender se é o matizador ou desamarelador que deve ser utilizado nos seus fios, é preciso analisar seu cabelo e verificar quais problemas estão danificando a cor.

Esses produtos são ainda mais necessários para quem recorre ao famoso cabelo loiro platinado. Essa cor apesar de linda, exige manutenção para que o tom não se manche, principalmente pelo fato de ser tão claro.

Caso seu loiro esteja perdendo a luminosidade e adquirindo um tom mais amarelado, o indicado é utilizar o desamarelador. Mas se seus fios estiverem muito danificados ou com coloração esverdeada/alaranjada, é melhor recorrer ao matizador. Ele garantirá um efeito platinado por mais tempo.

Mantenha seu tratamento capilar em dia

Mantenha seu tratamento capilar em dia

Além de saber se vai usar o produto matizador ou desamarelador, é importante também dar atenção para a hidratação dos seus fios, principalmente após o processo de coloração das madeixas. 

Mantenha a saúde capilar em dia e opte por um cronograma capilar específico para cabelos coloridos. E você pode adaptar seus cuidados de forma a utilizar produtos que, além de hidratarem, irão agir também na manutenção da cor.

Se você não sabe, o cronograma capilar é uma rotina de cuidados dividida em três etapas, sendo elas a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar. Essas etapas têm como foco fornecer aos fios água, vitaminas, nutrientes e proteínas para que eles fiquem fortes e menos vulneráveis à ação maléfica do sol, vento e poluição.

Para manter a saúde os seu cabelo colorido e a aparência bonita, invista nos tratamentos profissionais do Toris Beauté. Aqui cuidamos do seu cabelo durante todo o processo, sempre priorizando a integridade e beleza dos fios.

Clique aqui e faça seu orçamento online ou clique aqui para agendar seu horário conosco.

Últimos Posts

Serviços Trois

Categorias