Escova de cabelo: aprenda a escolher a melhor para você

Conheça os tipos de escova de cabelo

Existe uma enorme variedade de tipos de escova de cabelo e para acertar na escolha, confira modelos para cada tipo de fio e objetivo.

Ao pentear o cabelo é necessário pensar no cuidado que ele precisa ter ao ser escovado para que não quebre ou embarace mais ainda. Esses problemas são bem comuns e tudo depende da escova de cabelo ideal – que pode parecer simples, mas faz muita diferença na hora de estilizar os fios. 

Existem inúmeros tipos de escova de cabelo, que podem variar no formato e no material, do cabo às cerdas. Cada uma possui particularidades que atendem diferentes objetivos e texturas de cabelo. Por isso pode ser complicado saber qual é a certa para você. Entenda as diferenças e saiba qual é a melhor para os seus fios.

Qual a importância de escolher a escova de cabelo certa?

Qual a importância de escolher a escova de cabelo certa?

Você provavelmente deve estar se perguntando que diferença uma escova de cabelo deve fazer. Afinal de contas, a sua intenção é só pentear os cabelos, talvez separar uma ou outra mecha dos seus fios para fazer uma hidratação e nada além. 

Para quase tudo que fazemos, buscamos as melhores ferramentas para facilitar o nosso trabalho. Essas ferramentas existem exatamente para facilitar a nossa vida e fazer com que essas tarefas se tornem mais práticas. É a mesma coisa na hora de cuidar dos nossos fios.

É por isso que existem tantos utensílios diferentes na hora de cuidar dos cabelos. Antes a variedade era pouca, focada em um típico específico de cabelo, enquanto os outros eram um pouco excluídos. Hoje em dia, a coisa mudou bastante. As opções são inúmeras para os produtos capilares. De shampoo a condicionador, de máscara capilar até as bocas do secador, da chapinha de tamanhos variados até o reparador de pontas, a palavra é variedade.

O objetivo de escolher a escova de cabelo ideal para você, é que ela não quebre os fios, desembarace bem sem tracionar e atenda ao que você deseja, seja cachear ou alisar o cabelo.

Conheça os diferentes formatos

Conheça os diferentes formatos 

Existem dois formatos de escovas de cabelo: raquete e redonda.

As formato de raquete são indicadas para quem tem cabelo longo, fino e liso. O espaçamento que esse tipo de escova possui entre as cerdas garante que você desembarace os fios sem quebrá-los. Seu uso combinado ao jato do secador proporciona mais alinhamento ao cabelo. Normalmente, esse tipo não é indicado para quem tem cabelo cortado em camadas, já que pode deixar os fios sem esse efeito desconectado.

As redondas, por outro lado, são ótimas para quem tem os fios em camadas, já que são indicadas para modelar e dar um efeito natural ao cabelo. É importante ter em mente que, quanto maior o diâmetro da escova escolhida, mais lisos os fios tendem a ficar.

Para as donas de cachos ou crespos que não querem desfazer a curvatura dos fios, a dica é optar por pentear o cabelo com os dedos ou com um pente de dentes largos. Caso haja a necessidade de uma escova, opte por uma com formato raquete e com as cerdas mais espaçadas, e só a utilize com os cabelos molhados. 

Tipos de cerdas e seus benefícios

Tipos de cerdas e seus benefícios

O material das cerdas também influencia na hora de escolher a melhor escova de cabelo. E existem cinco tipos de materiais de cerdas de escova para cabelo: naturais, de nylon, mistas, de plástico e de madeira. Entenda as diferenças entre cada:

1) Cerdas naturais

Feitas com pelos de animais, as cerdas naturais ajudam a controlar volume, frizz e oleosidade. Elas são indicadas para modelar os fios, mas não para desembaraçar. Resistentes ao calor, essas cerdas deixam o cabelo mais brilhoso e liso se usadas para secá-lo com o secador.

As cerdas naturais são ideais para cabelos finos e quebradiços, pois são mais macias, diminuindo a possibilidade de quebra durante a escovação, e são também indicadas para cabelos ondulados e cacheados, pois aderem melhor aos fios.

2) Cerdas de nylon

As cerdas de nylon são resistentes e flexíveis e são indicadas para desembaraçar e escovar. Elas podem ser usadas por todos os cabelos, mas são recomendadas principalmente para cabelos longos e lisos.

Se usada com secador, a escova de cerdas de nylon deixa o cabelo menos brilhoso e controla menos a estática do que uma de cerdas naturais. Para ter um resultado melhor, com menos frizz, prefira as cerdas de nylon ionizadas ou antiestáticas.

3) Cerdas mistas

Uma escova de cabelo com cerdas mistas é aquela que tem cerdas naturais e sintéticas. Esse tipo de escova une a durabilidade do sintético com a maciez do natural, proporcionando maior tração.

As cerdas mistas são indicadas para alisar cabelos ondulados e crespos, pois “seguram” melhor o cabelo durante a escovação. Elas são também recomendadas para fios grossos.

4) Cerdas de plástico

As escovas com cerdas de plástico são bem comuns. Elas desembaraçam bem, estando o cabelo molhado ou seco, e são mais indicadas para cabelos lisos e finos.

A marca Tangle Teezer ficou super conhecida nos últimos anos com suas escovas de polipropileno. Com cerdas em duas camadas, essa  escova de cabelo garante um desembaraçar tranquilo, evitando a quebra, enquanto o couro cabeludo é massageado, ativando a circulação na região.

5) Cerdas de madeira

Para quem procura escova para cabelo cacheado, as de cerdas de madeira são as mais recomendadas. Elas diminuem o frizz, desembaraçam mais facilmente e têm alta durabilidade.

Como higienizar a escova de cabelo?

Como higienizar a escova de cabelo?

Além de saber como escolher, é essencial saber também como higienizar a escova de cabelo

  1. Limpe uma vez por semana, colocando debaixo da água corrente e use um sabão neutro, esfregando com um pincel macio ou uma escovinha apropriada;
  2. Se estiver com sujeira impregnada, deixe de molho em uma mistura de água e sabão neutro por 15 a 30 minutos;
  3. Sempre deixe secar naturalmente em um local ventilado, depois borrife álcool 70 e espere secar novamente;
  4. Se a base da escova de cabelo for metálica, seque para não enferrujar;
  5. Se a base for de cerâmica, use um pano úmido e sabão neutro;
  6. Se a escova de cabelo for ionizada ou almofadada, não deixe de molho e use um pano para ajudar a secar.

escolher a escova ideal

Aprendeu a escolher a escova de cabelo ideal para você?

Agora você sabe que existem diferentes tipos de escova com diferentes finalidades. A escova de cabelo certa para você depende do seu tipo de cabelo. Saber escolher entre as opções, fará toda a diferença na hora de estilizar seus fios. Siga nossas dicas e tenha cabelos sempre lindos e bem cuidados!

Últimos Posts

Serviços Trois

Categorias