A importância do protetor térmico no cabelo

protetor térmico

Seja no salão de beleza ou em casa, é muito comum o uso de de ferramentas como secador, chapinha e modelador de cachos. E o calor emitido por esses itens – e também pelo próprio sol – é um dos maiores vilões para o cabelo e merece a fama que tem, uma vez que resseca e danifica bastante os fios. É aí que entra o protetor térmico.

A aplicação de leave-in para finalizar com brilho e maciez já é uma prática comum, mas há quem esqueça de usar um bom protetor térmico antes. Apesar de ser fundamental para prolongar a duração do styling e proteger o cabelo de danos, esse produto ainda não faz parte da rotina de beleza de muita gente. 

Reunimos tudo que você precisa saber sobre o protetor térmico nessa matéria. Continue sua leitura e entenda os benefícios que ele oferece!

O que é protetor térmico?

Ele é um tipo de produto que trabalha na proteção da fibra capilar, impedindo a quebra do cabelo e a exposição das cutículas. Além de evitar que o calor das ferramentas danifique o cabelo, o protetor térmico também ajuda a manter o styling intacto por muito mais tempo: ele ajuda a garantir uma durabilidade maior para a escova, criando uma barreira protetora que será liberada no momento em que aquecer o cabelo com o calor. O produto sempre é usado em salão de beleza, mas você deve levá-lo também para casa.

Como e quando usar o protetor térmico

protetor térmico

A aplicação do protetor térmico gera muita dúvida, já que ele é ao mesmo tempo um finalizador e um preparador para os fios. Assim como é feito no salão de beleza, o melhor método de uso é dividir o cabelo todo em 4 quadrantes. A quantidade recomendada é similar ao tamanho de uma moeda de 1 centavo em cada quadrante. Mas se você tem o cabelo fino e curto pode adaptar a quantidade para não pesar nos fios.

Nunca aplique o produto na raiz, ele deve ser espalhado no comprimento e nas pontas, já que essas partes são as mais sensíveis e as que mais sofrem com o excesso de calor. Um truque de aplicação é aquecer o protetor térmico nas palmas das mãos para ativar seus componentes. Só então, após o uso do protetor térmico, você poderá secar o cabelo ou alisá-lo com mais segurança.

A maior parte dos protetores térmicos só funciona por algumas horas. Então se você estiver se programando para usar as ferramentas de calor pela manhã e pela noite de novo, é bom reaplicar o produto. 

Benefícios do protetor térmico

cabelo saudável

Basicamente, o produto cria uma blindagem no cabelo para o calor não causar tantos danos a ele. Veja alguns dos benefícios proporcionados pelo protetor térmico:

  • Forma uma película protetora nos cabelos, preservando a saúde dos fios
  • Sela as cutículas (a parte externa do fio), evitando a formação de frizz
  • Deixa os fios mais maleáveis, diminuindo o atrito e facilitando a escovação
  • Protege as pontas de uma possível quebra causada pelo excesso de calor das ferramentas térmicas
  • Lubrifica a superfície dos fios, fazendo com que fiquem mais macios e sedosos
  • Algumas fórmulas contêm partículas refletoras de luz, que aumentam o brilho dos cabelos.

Qual é o melhor protetor térmico para meu cabelo?

produto para cabelo

O protetor térmico pode ser usado por todos os tipos de cabelo. Para ele não pesar nos fios, é importante escolher uma fórmula que mais combine com o seu. Com diversos tipos de texturas disponíveis, pode ser usado pelas lisas até às crespas. No salão podem haver vários tipos disponíveis para as clientes, mas na sua casa você precisa só do tipo que combina com você.

Versões em spray ou líquidas são ideais para cabelos mais finos, enquanto as madeixas mais grossas podem apostar em versões em creme, que costumam ser mais nutritivas. As cacheadas, que costumam sofrer com o ressecamento dos fios podem investir nos protetores térmicos cremosos ou em sérum. A dica é procurar por um que, além de controlar o frizz, defina os cachos! O protetor térmico para cabelo crespo, inclusive, exerce um papel importantíssimo para proteger esse tipo de fio, uma vez que os crespos tendem a ser mais frágeis.

Como o calor prejudica o cabelo?

protetor térmico

O protetor térmico é um cuidado que deve ser levado do salão para casa. Agora que você já entendeu como e porquê usá-lo nos cabelos, vamos explicar sobre o calor nos fios. Estudos apontam que, assim como o papel, um cabelo saudável queima por volta dos 450º C. Porém, as agressões causadas pelo calor podem começar já a temperaturas bem menores: entre 50º e 120º C. O que acontece é uma perda notável de hidratação, que evapora do fio, deixando-o ressecado.

A partir de 155º C, ocorre a quebra da queratina (a proteína que dá massa à fibra capilar), causando porosidade nos cabelos. E, entre 233º C e 451º C, o dano é ainda maior e irreversível: a queratina começa a derreter, destruindo completamente a textura natural dos fios.

Mas não precisa se assustar com esse último dado, pois as ferramentas que usamos nos cabelos não chegam a atingir essas temperaturas mais extremas. A maioria delas opera entre 100º e 170º C.

O que você precisa entender é que o risco da chapinha e do secador costumam ser a longo prazo e quando não é usado o protetor térmico. Também é importante considerar que cabelos muito finos e sensíveis ou já danificados, seja por químicas, descolorações, tinturas ou outras agressões externas, costumam ter um grau de tolerância menor ao calor. Então mais um motivo para usar seu protetor térmico.

Sugestão de protetores térmicos

protetor térmico

Viu como é importante recorrer ao protetor térmico antes de usar secador, chapinha e modelador de cachos? Os danos podem ser profundos e irreversíveis, exigindo, muitas vezes, que a mecha seja cortada. Por isso, não abra mão desse produto!

Aqui no Trois Beauté nunca deixamos de usar o protetor térmico antes de modelar o cabelo das clientes. E como encorajamos todas a cuidar direitinho das mechas em casa, oferecemos as melhores opções de protetores térmicos do mercado. Por isso, pode contar com os seguintes produtos:

  • BB Cream MAB
  • Milk All in One Davines

Últimos Posts

Serviços Trois

Categorias